Home / Agronegócio / Semana começa com queda de temperaturas no Centro-Sul

Semana começa com queda de temperaturas no Centro-Sul

A semana começa com baixas temperaturas na maioria do Sul do país devido à chegada de uma massa de ar de origem polar. As áreas que poderão ser mais afetadas nesta terça-feira (29/4) incluem Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podendo atingir, também, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Veja a previsão para sua cidade

Entre o sul de Mato Grosso do Sul, o Pantanal, áreas de São Paulo e o norte do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para quedas de temperaturas, entre 3 °C e 5 °C. Na região, as máximas não devem passar de 10°C.

Já para o Sul do país, o Inmet antecipa os moradores para geadas entre às 3h e 7h da terça. Produtores rurais das áreas que poderão ser mais afetadas, como a região serrana do Rio Grande do Sul, serra e meio-oeste de Santa Catarina, e região de General Carneiro, no Paraná, devem ficar atentos.

O frio no Rio Grande do Sul ocorre desde o domingo (27/4). Estações do Inmet no Estado gaúcho registraram, até às 8h desta segunda-feira, as menores temperaturas do país, com destaque para Quaraí, com 4,2 °C, e São Gabriel, com 6,3 °C.

Chuvas intensas

Áreas de instabilidade devem ocasionar pancadas de chuva isoladas no centro-leste de São Paulo, abrangendo também o Triângulo Mineiro e também o leste de Mato Grosso do Sul. A previsão do Inmet indica um volume de chuvas entre 30 mm e 50 mm que devem se concentrar entre a tarde e noite da terça, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h.

O litoral norte do país também tem previsão de chuvas intensas decorrentes da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), atingindo áreas que vão desde o Rio Grande do Norte até o Amapá, com volumes que podem chegar a 50 mm.

Para outras áreas do Brasil, na faixa que vai do Acre, passando por Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo até o sul da Bahia, há um aviso amarelo vigente até amanhã para chuvas intensas, com volumes previstos de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h.

Fonte: Globo Rural

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *