A Corte também determinou medidas cautelares diversas da prisão, como tornozeleira eletrônica, conforme fontes da PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (18), em Brasília, durante operação da Polícia Federal (PF).
Duas ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridas tanto na casa do ex-mandatário quanto na sede do Partido Liberal (PL).
A Corte também determinou medidas cautelares diversas da prisão, como tornozeleira eletrônica, conforme fontes da PF ouvidas pelo SBT News.
Ainda segundo apuração da reportagem, Bolsonaro foi escoltado para a PF por policiais para colocação do dispositivo.
Medidas do Supremo envolvem, além de tornozeleira, recolhimento domiciliar de 19h às 7h e em fins de semana.
Informações também foram confirmadas ao SBT News pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da sigla na Câmara.
Ordens da Corte ainda determinam proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas e com outros réus e investigados e de acessar redes sociais.
A ação da PF teve parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de coação, obstrução de justiça e ataque à soberania no processo em que Bolsonaro é investigado.
Réu por tentativa de golpe
Bolsonaro, ex-ministros e ex-comandantes das Forças Armadas são réus no Supremo por tentativa de golpe de Estado. Na segunda (14), a PGR pediu condenação do ex-presidente e de integrantes do “núcleo crucial” por envolvimento na trama golpista.
O ex-mandatário é apontado pela PGR como “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos” na tentativa de golpe.
SBT News.
Trump em carta a Bolsonaro: “Julgamento precisa parar imediatamente”
Presidente dos EUA se disse “muito preocupado” com ataques à liberdade de expressão; republicano é crítico de ordens do STF contra plataformas e redes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, na noite desta quinta-feira (17), uma carta endereçada ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o aliado é alvo de “ataques” de um “sistema injusto”.
“Este julgamento precisa parar imediatamente”, afirmou, se referindo ao processo penal no qual Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por fazer parte do que seria um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.
A carta de Trump foi divulgada via rede social Truth Social, de propriedade do conglomerado econômico do presidente americano.
Trump segue a carta afirmando que está “muito preocupado” com os ataques à liberdade de expressão “tanto no Brasil como nos Estados Unidos” que estariam vindo “do atual governo”.
O americano tem sido crítico de ordens do Supremo – partindo, especialmente, do ministro Alexandre de Moraes – contra plataformas e redes sociais americanas, para derrubada de conteúdos e bloqueio de perfis, em inquéritos e processos que se debruçam sobre Bolsonaro e aliados.
Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país
Donald Trump, em carta a Bolsonaro
Henrique Sales Barros, da CNN, São Paulo






