PRESIDENTE: Lula confirma vinda à Porto Velho no dia 08 de agosto.

Presidente Lula visita Rondônia pela 1ª vez no 3º mandato e anuncia pacote de obras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Rondônia pela primeira vez durante seu terceiro mandato. A informação foi confirmada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT), atual assessora do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, que integrará a comitiva presidencial.

Durante a visita, Lula e o ministro da Educação tratarão de pautas ligadas à educação superior, incluindo ações para o IFRO e a implantação do Hospital Universitário Municipal de Porto Velho.

Momento político favorável

A visita ocorre em um período de fortalecimento político para Lula, após se posicionar firmemente contra medidas econômicas do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A atuação em defesa da soberania e economia brasileira impulsionou sua popularidade, refletida em melhora nos índices de aprovação.

Investimentos federais em Rondônia

O Governo Federal destinará recursos para 75 obras em 39 municípios rondonienses, beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas o equivalente a 94% da população do estado. Os projetos abrangem as áreas de saúde, educação, esporte e cultura, por meio do Novo PAC Seleções, onde Rondônia teve participação ativa com propostas em todas as categorias.

Ponte Binacional: sonho antigo começa a sair do papel

Outro destaque é o avanço na construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré, que ligará Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerín (Bolívia). O Consórcio Mamoré venceu a licitação anunciada pelo DNIT, e a obra — prevista desde o Tratado de Petrópolis (1903) — está finalmente próxima de sair do papel.

Apesar do projeto ter enfrentado suspensão em 2023 por decisão do TCU, o governo federal reincluiu a ponte no portfólio do Novo PAC, prevendo uma travessia com 1,22 km de extensão e 17,3 metros de largura, fortalecendo a integração entre os dois países e a infraestrutura regional.

FONTE : ESTADÃO DE RONDÔNIA

No travessão com a Linha Capa Zero, homem é executado a tiros em Alvorada do Oeste

A Polícia Militar foi acionada na noite desta quinta-feira (31) para atender uma ocorrência de homicídio na Linha 64, no travessão com a Linha Capa Zero, sentido Nova Brasilândia, na zona rural de Alvorada do Oeste (RO).

Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o corpo de um homem caído ao solo, já sem vida e com múltiplas perfurações por arma de fogo no rosto e na cabeça.

Nas imediações da BR-429, cerca de 20 quilômetros do local do crime, os policiais localizaram um Fiat Palio abandonado, suspeito de pertencer à vítima. A principal hipótese é que o homem tenha sido sequestrado e levado até o local onde foi executado.

Próximo ao corpo e dentro do veículo havia dinheiro e diversos objetos, o que descarta, a princípio, a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A vítima foi identificada como Cosme Feliciano, de aproximadamente 50 anos, morador do município de Urupá (RO).

A Polícia Militar acionou a equipe da perícia técnica, que realizou os procedimentos de praxe antes de liberar o corpo para a funerária de plantão. O caso agora será investigado pela Polícia Civil, que deve apurar as circunstâncias, autoria e motivação do crime.

Por
Edições | Planeta Folha
Jornal Correio do Vale