Rondônia é um dos primeiros estados a apresentar resolução que apoia PEC das prerrogativas estaduais, destaca deputado Ismael Crispin

Durante a 5ª reunião da Diretoria Executiva da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), realizada nesta quinta-feira (10), o deputado estadual Ismael Crispin (MDB-RO) apresentou os avanços construídos a partir de Rondônia em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca ampliar as prerrogativas dos parlamentos estaduais.

A proposta prevê alterações nos artigos 22 e 24 da Constituição Federal, com o objetivo de reforçar a competência legislativa dos estados, permitindo que as Assembleias possam legislar com mais autonomia sobre temas atualmente centralizados na União.

Segundo o parlamentar, Rondônia foi um dos primeiros estados do Brasil a apresentar formalmente uma resolução de apoio à matéria, por meio da Resolução nº 578, aprovada pela Assembleia Legislativa. “A discussão começou na nossa Casa Legislativa e hoje já temos o apoio de 16 Assembleias, número suficiente para protocolar a PEC no Senado Federal. É um avanço importante para o fortalecimento do pacto federativo”, afirmou Ismael Crispin.

A proposta será encaminhada ao Senado nos próximos dias, como parte de um esforço conjunto de parlamentares estaduais de todo o país por mais equilíbrio e representatividade no processo legislativo nacional.

Além da PEC, o encontro da UNALE também tratou da participação da entidade na COP 30, que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA). Essa será a primeira vez que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas acontecerá na Amazônia.

Estiveram presentes na reunião, na sede da entidade, os deputados: Tia Ju (RJ), Gabriel Picanço (RR), Antônia Sales (AC), Vilmar Zanchin (RS), Diogo Moraes (PE), Stuart Castro (CE), Dirceu Ten Caten (PA), Luciano Pimentel (SE) e Wellington do Curso (MA). Também participaram o ex-deputado Pastor Antônio (SE) e o consultor jurídico da entidade, André Maimoni.

No formato online, acompanharam os trabalhos os parlamentares: Ivana Bastos (BA), Sérgio Aguiar (CE), Lidio Lopes (MS), Catarina Guerra (RR), Daniel Librellon (RJ), Nayara Rocha (MG), Jory Oeiras (AP), Silvana Covatti (RS), Coronel Adailton (GO) e Gessivaldo Isaías (PI).

Texto: Laila Moraes
Foto: Assessoria

Detento foge do presídio 603 em Porto Velho após sair para jogar lixo

Na manhã desta quinta-feira (10), um detento identificado como Rogério Henrique S. B., de 32 anos, fugiu do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, conhecido como “603”, localizado na zona rural de Porto Velho (RO).

Condenado por tráfico de drogas, Rogério cumpria pena em regime de cela livre, que permite ao preso circular com mais liberdade dentro da unidade prisional. No entanto, ele aproveitou o momento em que saiu para descartar lixo na parte externa do presídio e fugiu rapidamente na garupa de uma motocicleta, que o aguardava do lado de fora.

A direção do presídio confirmou a fuga e informou que ações de busca foram imediatamente iniciadas pelas forças de segurança. Até o momento, o foragido ainda não foi localizado.

A Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus) ainda não divulgou informações oficiais sobre a investigação da fuga nem se haverá revisão nos critérios para concessão do benefício de cela livre.

Por
Planeta Folha | Redação