CNH Social: lista de aprovados na 2ª etapa é divulgada em RO; confira

A lista de candidatos aprovados na segunda etapa do programa CNH Social foi divulgada nesta terça-feira (7). A nova fase oferece cerca de 400 vagas, e o resultado pode ser consultado no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

➡ Clique aqui para conferir a lista.

Os convocados devem comparecer a uma unidade do Detran-RO entre os dias 8 e 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para abrir o processo.

  • É obrigatório apresentar documento de identificação com foto (RG e CPF) e comprovante de residência.

Segundo o Detran-RO, a segunda fase oferece mais uma chance para quem se inscreveu no programa, que garante a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita nas categorias A, B ou AB, conforme a opção feita na inscrição.

A segunda chamada faz parte do mesmo edital lançado em 30 de maio, que ofertou 1.500 vagas. Agora, serão disponibilizadas cerca de 400 vagas remanescentes, referentes aos candidatos da primeira chamada que não compareceram para iniciar o processo.

De acordo com o Detran-RO, todos os municípios de Rondônia participaram do programa, mas nem todos terão vagas nesta segunda chamada.

O que é o programa?

O CNH Social oferece gratuitamente o curso para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto), B (carro) e AB (carro e moto). As inscrições ocorreram entre 30 de maio e 4 de julho de 2025.

Para participar, o candidato precisava ter 18 anos completos, residir em Rondônia há pelo menos dois anos e comprovar renda familiar de até dois salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

O programa contempla tanto o público geral quanto Pessoas com Deficiência (PcD).

Fonte: G1 / Foto: Mateus Xavier/ g1 BA

Em discurso firme, Ismael Crispin questiona prioridades e cobra debates que garantam o futuro de Rondônia

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ismael Crispin fez um pronunciamento contundente, chamando atenção para a necessidade de elevar o nível do debate político no Estado e recolocar na pauta temas que realmente impactam o futuro da população.

Crispin destacou que Rondônia é um estado acolhedor e construído pelo esforço de brasileiros de diversas regiões do país, mas afirmou que é hora de olhar para o futuro com responsabilidade e coragem. “Precisamos subir a régua da discussão de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. É hora de trazer para a mesa o que realmente interessa ao futuro do nosso povo”, afirmou.

O parlamentar criticou a interrupção do debate sobre o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE), ressaltando que o tema é essencial para garantir segurança ambiental e jurídica aos produtores. “Falamos com orgulho dos nossos produtos, do café, do cacau, do tambaqui, mas esquecemos de dar segurança a quem produz. Sem isso, o desenvolvimento perde sustentação”, alertou.

O deputado ainda expressou preocupação com os possíveis impactos da Reforma Tributária, que, segundo ele, pode gerar grandes prejuízos aos estados da Amazônia Legal, reduzindo a capacidade de investimento e comprometendo compromissos assumidos. “Se a reforma reduzir nossa capacidade de investimento, comprometerá o desenvolvimento e a manutenção dos serviços públicos. Precisamos discutir isso com seriedade”, disse.

Encerrando sua fala, Ismael Crispin fez um apelo à Casa de Leis para que os parlamentares retomem o foco em políticas públicas estruturantes e em debates que preparem Rondônia para as próximas gerações. “O que tem sido de interesse hoje é o debate do poder, e não o debate do futuro. Rondônia precisa voltar a pensar grande, com coragem e responsabilidade”, concluiu.

Texto: Laila Moraes

Ismael Crispin convoca audiência pública para debater suspensão do fornecimento de energia em Chupinguaia, Mirante da Serra e Nova União

“Minha maior preocupação é com as famílias que vivem nesses assentamentos e que serão atingidas por essa medida. Antes de qualquer decisão definitiva, precisamos ouvir a população e analisar todos os impactos sociais, econômicos e ambientais envolvidos”, afirmou o deputado estadual Ismael Crispin ao anunciar a realização de uma audiência pública no dia 13 de outubro de 2025, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia.

A audiência terá como pauta a recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) à Energisa Rondônia, que determina a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a retirada de postes e equipamentos em áreas de reserva legal em bloco nos assentamentos Galo, em Chupinguaia; Padre Ezequiel, em Mirante da Serra; e Margarida Alves, em Nova União, no prazo de 45 dias.

Segundo o parlamentar, o tema é de extrema relevância, pois a recomendação pode impactar diretamente centenas de famílias assentadas, além de trazer reflexos ambientais e patrimoniais de grande proporção. Por isso, Crispin propôs que o debate envolva representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Associação Rondoniense de Municípios, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Polícia Militar, Incra, Idaron, Emater, além das prefeituras de Chupinguaia, Mirante da Serra e Nova União, da própria Energisa Rondônia e das lideranças comunitárias dos assentamentos citados.

AUDIÊNCIA PÚBLICA MPF X ENERGISA

Para o deputado, a audiência será essencial para garantir um espaço democrático de diálogo entre órgãos de fiscalização, a concessionária de energia, as entidades ambientais e as famílias que podem ser diretamente atingidas. “Nosso compromisso é buscar soluções que assegurem o respeito à legislação ambiental, mas que também preservem a dignidade das pessoas que dependem dessa energia para viver. Não se trata apenas de infraestrutura, mas da vida de centenas de famílias”, concluiu Ismael Crispin.

Texto: Laila Moraes